Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Passo a passo" ou "passo-a-passo"? Com ou sem hífen?

O atual acordo ortográfico define que não deve ser usado o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. Logo, a forma correta de escrita da expressão é passo a passo, sem hífen. Se você usar "passo-a-passo", estará errado.

A expressão passo a passo significa fazer algo de modo vagaroso, gradualmente. Também é usada para indicar algo feito de forma detalhada, passando por todas as fases. É sinônimo de vagarosamente, lentamente, devagar, aos poucos, gradativamente, entre outros. Exemplos:

O trabalho foi feito passo a passo.
Siga as instruções do manual passo a passo para evitar problemas de funcionamento.
Aprenda a fazer um bolo passo a passo.
Percorreu a rua passo a passo, sem pressa para chegar ao local.

Não use crase

Nunca escreva "passo à passo". Primeiro, porque não pode haver crase antes de palavras masculinas, como é o caso de "passo".

Além disso, não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "passo a passo", "dia a dia", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem hífen.

Outras dúvidas

"Estalar" ou "estralar"?

"Super-resistente" ou "superresistente"?

"Aparte" ou "à parte"?

"Sub" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Passo a passo" ou "passo-a-passo"? Com ou sem hífen?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 18/04/2024 às 22:19. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=116

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.