Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Pôr do sol" ou "pôr-do-sol"?

Atualmente, a forma correta de escrita da locução é pôr do sol, com acento circunflexo e sem hífen. Antes do atual acordo ortográfico, que entrou em vigor em janeiro de 2009, o correto era pôr-do-sol, com hífen.

Em relação ao acento circunflexo no verbo pôr, é importante lembrarmos que o Novo Acordo Ortográfico não trouxe qualquer alteração a essa regra, sendo mantido o acento circunflexo para se diferenciar o verbo pôr da preposição por.

A locução pôr do sol se refere ao momento do dia em que ocorre o desaparecimento do sol no horizonte.

Exemplos de frases

Sairei para caminhar depois do pôr do sol.
Vamos assistir juntos ao pôr do sol?
Hoje tirei fotos lindas do pôr do sol!

O hífen na nova ortografia

O caso do pôr do sol se enquadra na queda do hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. Podemos citar também outras locuções que perderam o hífen, como dia a dia, cão de guarda, fim de semana e café com leite.

Apesar disso, há algumas exceções consagradas pelo uso ou com significado próprio que mantiveram seus hifens, como água-de-colônia e pé-de-meia.

Outras dúvidas

"Despercebido" ou "Desapercebido"?

"Super-homem" ou "superhomem"?

"Beringela" ou "Berinjela"?

"Dia a dia" ou "dia-a-dia"? Com ou sem hífen?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Pôr do sol" ou "pôr-do-sol"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 10/12/2019 às 05:48. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=131