Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Proativo" ou "pró-ativo"?

O prefixo pró- tem origem latina e exprime as ideias de "diante de", "sobre", "a favor de", "segundo", "conforme". Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen.

No entanto, as palavras proativo e pró-ativo são igualmente aceitas, segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (VOLP). Isso ocorre porque a palavra tem duas origens distintas na sua formação. A primeira é a integração à língua portuguesa por meio de um neologismo originado do vocábulo inglês proactive. A outra está relacionada ao processo comum explicado acima, onde ocorre a combinação do prefixo tônico pró- com o adjetivo "ativo".

Acompanhe os exemplos.

- Pró-ativo é um profissional que antecede problemas, mudanças ou necessidades futuras de forma hábil e competente, em vez de apenas reagir.

- O funcionário proativo é aquele que não faz o estritamente designado dentro de sua função.

- O político defendeu que o partido deveria ser mais pró-ativo no debate político.

- Funcionários proativos são parte essencial de um mundo corporativo onde as empresas estão cada vez mais exigentes.

Quanto à palavra proatividade, O VOLP registra apenas a forma sem hífen. Assim, é preferível optar por escrever proatividade.

Veja outros exemplos de uso do prefixo pró- em nossa explicação "Pró" e o hífen.

Outras dúvidas

"Coalizão" ou "Colisão"?

"Cachorro quente" ou "Cachorro-quente"?

"Agroindústria" ou "agro-indústria"?

"Supracitado" ou "supra-citado"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Proativo" ou "pró-ativo"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 26/01/2022 às 11:38. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=262

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.