Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"À frente" tem crase, mas "frente a frente" não

Na expressão "à frente", a crase ocorre, já que se trata de locução (adverbial ou prepositiva) feminina. Exemplos:

Estou à frente dos negócios da minha família.

O atleta brasileiro chegou à frente dos demais.

Este escritor sempre está à frente do seu tempo.

Obras à frente!

A frase acima é mais um exemplo no qual devemos usar o acento grave indicativo da crase. Observe que, se trocarmos o substantivo feminino "frente" por um masculino, "lado", teríamos:

"obras a lado" (errado)
"obras ao lado" (certo)

O "ao" dessa expressão é a junção da preposição "a" com o artigo "o". Assim, o correto é escrever "obras à frente", com crase, sendo o "à" a junção da preposição "a" com o artigo "a".

O mesmo vale para a frase "estacione à frente". Se não usarmos a crase ("estacione a frente"), iria parecer que o veículo foi dividido em 2 partes e você deveria estacionar apenas a parte da frente.

Outras variações corretas

fiscalização à frente
mais à frente
estou à frente
sentar-se à frente

Atenção! Frente a frente não tem crase

Nunca escreva "frente à frente", pois a crase não ocorre em expressões com palavras repetidas, quer sejam masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "frente a frente", as expressões "passo a passo", "cara a cara" e "dia a dia" são exemplos nos quais a crase não ocorre.

Outras dúvidas

"Podia" ou "poderia"?

"Autoconhecimento" ou "auto-conhecimento"?

"Semirrígido" ou "semi-rígido"?

"Internet" ou "internet"? Maiúscula ou minúscula?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""À frente" tem crase, mas "frente a frente" não " em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 18/04/2024 às 11:49. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=132

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.