Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Para-brisa" ou "parabrisa"?

Embora muitas pessoas escrevam a palavra sem hífen (parabrisa), ela está errada. A forma correta de escrita é para-brisa, com hífen.

Para-brisa é o vidro fixado na frente dos veículos, garantindo visibilidade e protegendo o motorista contra a chuva, vento, poeira, etc. Veja alguns exemplos de frases:

  Está começando a chover, é bom você ligar o limpador de para-brisa.

  Eu estava dirigindo e levei um susto quando aquela pedrinha bateu no meu para-brisa.

Se para-brisa tem hífen, por que paraquedas não?

O Acordo Ortográfico retirou o hífen de para-quedas e para-quedista, com a justificativa de que a noção de composição destes termos já foram perdidas.

No Brasil, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) registra apenas a palavra para-brisa, não a enquadrando portanto na mesma regra de paraquedas.

Sobre o acento diferencial (para x pára)

É importante lembrar que o Acordo Ortográfico aboliu o acento agudo diferencial utilizado na forma verbal pára do verbo parar. Assim, devemos usar sempre o prefixo "para", sem acento.

Outras dúvidas

"Contra" e o hífen

"Duas vezes maior" é o mesmo que o dobro?

"Pós-graduado" ou "pós graduado"?

"Mega" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Para-brisa" ou "parabrisa"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 11:22. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=136

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.