Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Teleducação" ou "tele-educação"?

Após a reforma ortográfica, o hífen passou a ser utilizado quando a palavra for formada por um prefixo terminado em vogal e a palavra seguinte iniciar pela mesma vogal. Portanto, já sabemos que é correto escrever tele-educação.

Porém, em alguns casos particulares, como em "tele-entrega" e "tele-educação", muitas pessoas costumam suprimir um "e" e escrever a palavra sem hífen: "telentrega" e "teleducação". São formas também aceitas como corretas. Inclusive o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) registra as formas teleducação e teleducando.

Esta regra nem sempre é válida, como é o caso de "micro-ônibus" ou "micro-ondas", já que as palavras "ônibus" e "ondas" têm a sílaba tônica justamente no "o". Logo, seria errado dizer "micrônibus" ou "microndas". Já para a palavra "micro-organismo", podemos escrever sem problemas "microrganismo".

Veja alguns exemplos de frases:

- Na próxima semana serão realizadas palestras sobre produção de mídias em teleducação.

- O serviço de tele-educação desenvolve atividades de educação permanente e educação continuada a distância.

Para saber quando usar o hífen com o prefixo tele-, consulte nossa explicação em "Tele" e o hífen.

Outras dúvidas

"Pós-doutorado" ou "pós doutorado"?

"Vice-governador" ou "vice governador"?

"Suador" ou "Suadouro"?

"Mal" e o hífen

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Teleducação" ou "tele-educação"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2020. Consultado em 10/08/2020 às 17:26. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=161

Divirta-se com o LOBIS HOMEM

Produtos de quando CORONA era motivo de alegria

O sonho de ser cantor