Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Pré-datado" ou "pré datado"?

O prefixo pré- tem origem latina e exprime a ideia de anterioridade, antecipação. Quando for tônico (neste caso, com acento agudo) e autônomo, sempre deve ser seguido por hífen.

Portanto, o correto é pré-datado, com hífen. Acompanhe os exemplos.

- Um cheque do tipo pré-datado é conhecido por ser uma forma de adquirir um produto ou serviço, em que o vendedor apenas deposita o cheque em uma data combinada.

- Alguns projetos de lei em tramitação buscam a regulamentação do cheque pré-datado.

- Na hipótese de depósito do cheque pré-datado antes da data acordada entre as partes, caso o emitente venha a ter prejuízo, poderá entrar com uma ação de danos materiais contra o beneficiário.

- Embora a pré-datação não produza efeitos perante o banco sacado, na hipótese de apresentação para liquidação, ela representa um acordo entre tomador e emitente.

- Tenha cuidado ao aceitar um cheque pré-datado.

Veja outros exemplos de uso do prefixo pré- em nossa explicação "Pré" e o hífen.

Pré-datado x pós-datado

Um cheque dado com data futura e para ser cobrado depois, tanto se pode dizer que é pré-datado como pós-datado. Neste caso, são expressões rigorosamente sinônimas.

Juridicamente, o termo usado é cheque "pós-datado", mas a prática consagrou a expressão "pré-datado", que é muito mais usada entre nós.

Outras dúvidas

"Empecilho" ou "Impecilho"?

"Pré-história" ou "pré história"?

"Dois mil" ou "duas mil"?

"Meio-campo" ou "meio campo"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Pré-datado" ou "pré datado"?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 19/04/2024 às 18:18. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=234

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.