Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Internet" ou "internet"? Maiúscula ou minúscula?

Quando surgiu, a palavra internet era nome próprio, portanto escrevia-se com a inicial maiúscula. Atualmente, é um substantivo comum, dando nome a uma mídia, como rádio, jornal e televisão. Logo, a forma mais utilizada é internet, com inicial minúscula. Assim ela é registrada nos principais dicionários.

No entanto, a palavra Internet, com inicial maiúscula, também está correta, sendo entendida como uma entidade única: uma rede mundial de computadores. Como um substantivo próprio, fica justificada a sua escrita com letra inicial maiúscula.

Exemplos:

- Minha internet está muito lenta hoje.

- Vou pesquisar sobre este assunto na internet.

- O empresário investiu em um canal de vídeos na internet para expandir suas vendas.

- A Internet mudou o mundo para sempre!

Por ser considerada um estrangeirismo, o correto seria escrever a palavra internet em itálico ou entre aspas. Porém, isso normalmente não ocorre, possivelmente devido ao uso frequente da palavra e à sua natural incorporação na língua portuguesa.

Outras dúvidas

"Minissérie" ou "mini-série"?

"Espectador" ou "Expectador"?

"Umidade" ou "humidade"? "Úmido" ou "húmido"?

"Porta-guardanapos" ou "porta guardanapos"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Internet" ou "internet"? Maiúscula ou minúscula? " em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 20/04/2024 às 12:32. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=375

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.