Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

Espaço entre número e unidade de medida

Será que devemos colocar um espaço para separar o número de uma unidade de medida? O correto seria 2kg ou 2 kg? 3ml ou 3 ml? 15°C ou 15 °C?

Segundo o Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), subdivisão do Inmetro, em frases de textos correntes, sim, o valor numérico e o símbolo da unidade devem ser separados por um espaço. Exemplos:

- O bilhete mede 9 cm de largura e 16 cm de comprimento.

- O jogador perdeu 5 kg desde que chegou ao clube.

- A cidade dos meus pais fica a 150 km da minha.

A obrigatoriedade de haver um espaço aplica-se tanto para as unidades do Sistema Internacional (metro, quilograma, segundo, ampere...) como para unidades não pertencentes a este sistema (litro, minuto, milha náutica...). A regra vale inclusive para medidas de temperatura, como graus Celsius (°C) e graus Fahrenheit (°F).

A única exceção a esta regra consiste no uso isolado das unidades de grau (°), minuto de grau (') e segundo de grau (''), como ocorre na especificação de ângulos. Neste caso, não existe o espaço. Exemplo: 14°30'16''.

Editores de texto

Além de serem separados por um espaço, os números e as unidades devem estar sempre na mesma linha. Portanto, cuidado ao escrever usando algum programa editor de textos. O Word, por exemplo, oferece um atalho para introduzir um espaço "inquebrável", por meio das teclas Ctrl + Shift + barra de espaço. Assim, não corremos o risco do número e da unidade ficarem em linhas diferentes.

Existem editoras que costumam manter as unidades juntas aos números, sem espaços, justamente para evitar a quebra de linhas. No entanto, isso não está de acordo com a recomendação do Conmetro.

Uso em tabelas

Ainda segundo o Conmetro, em colunas de tabelas, é facultado utilizar espaçamentos diversos entre os números e os símbolos das unidades correspondentes.

Confira também as regras particulares para a escrita de horários (horas, minutos e segundos).

Outras dúvidas

"Meso" e o hífen

"Hidro" e o hífen

"Pré" e o hífen

"Tricampeão" ou "Tri-campeão"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: "Espaço entre número e unidade de medida" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 27/04/2024 às 16:51. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=415

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.