Décima Terceira Lição

Para ter uma boa lembrança, você deve desenvolver uma concentração mais eficaz. Ao ler um texto, concentre-se realmente no que você está fazendo.

Explicação

Agora que você aprendeu a observar, vamos a mais um teste exemplificado. Escreva em um papel a palavra CONCENTRAÇÃO.  Observe atentamente a palavra e tire suas conclusões sobre o seu significado. Mais um tempinho. Concentrar-se, como a própria palavra diz, significa atingir, expresso no prefixo con- e -centro, expresso em centrar-se. Ao estudar, ler um texto ou mesmo assistir a uma aula, você deve ter isso em mente, ou seja, ter essa tarefa como centro de todos os seus pensamentos, pois seu cérebro irá trabalhar conforme esteja sendo direcionado a um determinado assunto.

Concentrar-se é uma técnica fundamental de memorização. Centre-se apenas no ponto que você deseja atingir, nos seus objetivos, esquecendo do mundo exterior. Existem pessoas que possuem dificuldades com a memória, mas após ser treinada, realizam mecanicamente o processo. Você deve conhecer pessoas que conseguem ler livros dentro de um ônibus ou em uma praça lotada. Essas pessoas conseguem se concentrar porque já dominaram automaticamente sua concentração.

Exercício I

Para adquirir uma boa concentração, é necessário fazer exercícios de respiração, ou seja:

   - Primeiramente, procure deixar o ambiente livre de ruídos e barulhos que desviam sua atenção.

   - Em seguida, escureça o local ou feche os olhos e procure respirar fundo, inspirando e expirando profundamente, sem pensar em nada por cerca de alguns minutos.

   - Tente pensar na sua respiração, sem ouvir os sons exteriores, sem se deixar levar por interrupções.

   Este exercício proporcionará uma calma interior importante para que você possa iniciar a sua leitura.

Exercício II

Se mesmo assim, você tiver dificuldade em se concentrar, faça este outro exercício:

Escolha um ponto qualquer de sua sala e olhe fixamente para ele, sem pensar em nada, apenas no ponto escolhido. Fique assim por cerca de dez minutos. Cada vez que começar a pensar em outras coisas, recomece a marcar o tempo.

Exercício III

Outro exercício importante é colocar-se à frente de um espelho e olhar fixamente para o centro de seu nariz, por exemplo, sem deixar o olhar desviar do ponto escolhido. Insista no exercício, não desista facilmente. Permaneça também por cerca de dez minutos. Repita diariamente esses exercícios, eles irão ajudá-lo a disciplinar a sua concentração. Avance para as lições seguintes, apenas quando se sentir seguro.

  Índice  

Como referenciar: "Curso de Técnicas de Memorização - Décima Terceira Lição" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/05/2019 às 11:51. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/dicas/cursoLeitura/cursoLeitura14.php