Você está em Ajuda > Dúvidas Frequentes

"Meio ambiente" ou "meio-ambiente"? Tem hífen?

Tenha cuidado, pois meio ambiente não é uma palavra composta, mas uma expressão. Logo, a forma correta de escrita é meio ambiente, sem hífen. Não existe o termo meio-ambiente.

Não confunda com os casos nos quais a palavra "meio" faz parte de um substantivo composto, como em meio-campista, meio-dia, meio-fio, meio-irmão, meio-termo, etc. A expressão meio ambiente não segue a regra de hifenização desses substantivos. Exemplos:

- Preservar o meio ambiente é um dever de todos.

- Estudantes e educadores fizeram uma mobilização pela preservação do meio ambiente.

- Empresas que se preocupam com o meio ambiente são mais valorizadas.

- Em agosto será realizado um seminário internacional sobre meio ambiente.

- A prefeitura realizou um concurso fotográfico sobre o meio ambiente.

O mesmo vale para outras expressões com a palavra meio não hifenizadas, como: meio natural, meio extremo, meio artificial, meio geográfico, etc.

Observe que a expressão meio ambiente, embora muito utilizada em diversos contextos, contém uma certa redundância, visto que as palavras meio e ambiente transmitem o mesmo conceito. Ou seja, podemos dizer que meio ambiente, ambiente e meio são sinônimos.

Veja também a matéria: "Meio", "meia" e o hífen

Outras dúvidas

"Pró-reitor" ou "pró reitor"?

"Patacoada" ou "pataquada"?

"Contra-argumento" ou "contra argumento"?

"Ultracongelador" ou "ultra-congelador"?

<< Voltar para seção "Dúvidas frequentes"

Como referenciar: ""Meio ambiente" ou "meio-ambiente"? Tem hífen?" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 26/04/2024 às 02:17. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/FAQresposta.php?id=385

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.