Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Bater pernas

A expressão "bater pernas" significa andar com a intenção de se distrair, andar sem destino certo. Ou seja, significa sair por aí, pode ser fazendo compras, visitando amigos ou simplesmente passeando.

Não existe ao certo um registro de como e quando surgiu essa expressão, que é figurativa, de contexto popular. Pode ser considerada uma gíria ou expressão idiomática, visto que o sentido literal dos termos "bater" e "pernas" não é exatamente o que ocorre.

Se observarmos o uso comum da palavra perna, estamos falando do membro inferior do corpo humano, desde o quadril até o tornozelo (já para a anatomia humana, a perna é somente a parte que fica entre o joelho e o tornozelo). Ou seja, não inclui o pé. Assim, ao caminhar, não batemos literalmente as pernas no chão.

De qualquer forma, esta é uma possível origem para a expressão. Alguém pode ter considerado que estava caminhando tanto que não parava de bater suas pernas (que na verdade não eram as pernas, mas os pés) no chão, proferindo a expressão. Outra possibilidade também pode ser verificada ao consultarmos no dicionário os diversos sentidos e usos do verbo bater. Entre eles, encontramos a seguinte acepção:

bater (transitivo direto)
exercer movimento veloz com; agitar.
Ex.: bater as asas

Neste caso, pode estar sendo feita uma analogia com o modo de locomoção dos pássaros, já que eles batem as asas para voar. No caso dos humanos, eles "bateriam pernas" para se locomover com rapidez.

Observação: lembramos também que existe uma outra expressão que é "bater o pé", que possui outro sentido, significando não ceder a algo, manifestar oposição.

Exemplos de frases

Hoje estou de folga no trabalho, vou tirar o dia para bater pernas.
Mas minhas férias, vou viajar e bater pernas pelo mundo!

Outras expressões

Como referenciar: "Bater pernas - Origem da Expressão" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 24/08/2019 às 19:25. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/baterpernas.php