Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Pão-duro

Pão-duro é aquela pessoa avarenta, sovina, muito apegada ao dinheiro e que faz de tudo para economizar. Existe mais de uma versão sobre a origem do termo pão-duro. Porém, a versão mais difundida relata a história de um mendigo que, no início do século XX, passava pelas ruas cariocas pedindo qualquer coisa para comer, mesmo que fosse um pão duro. Ocorre que, após o seu falecimento, os moradores descobriram que ele tinha muito dinheiro e imóveis em seu nome. Ou seja, mesmo sendo rico, ele não gastava o que tinha e preferia pedir as coisas.

A outra versão diz que o termo pão-duro nasceu por causa de algumas pessoas avarentas que tinham mania de guardar pão dormido para ser comido aos poucos, ao invés de comprar mais. Assim, ficavam tanto tempo guardados que acabavam duros.

Veja também a matéria: "Pão-duro" ou "pão duro"? Existe "pão-dura"?

Outras expressões

Como referenciar: "Pão-duro - Origem da Expressão" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 28/05/2022 às 02:26. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/paoduro.php

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.