Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Sem eira nem beira

Significa pessoas sem bens, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é a beirada da eira.

Quando uma eira não tem beira, o vento leva os grãos e o proprietário fica sem nada. Na região nordeste este ditado tem o mesmo significado mas outra explicação. Dizem que antigamente as casas das pessoas ricas tinham um telhado triplo: a eira, a beira e a tribeira como era chamada a parte mais alta do telhado.

As pessoas mais pobres não tinham condições de fazer este telhado, então construíam somente a tribeira ficando assim "sem eira nem beira".

Outras expressões

Como referenciar: "Sem eira nem beira - Origem da Expressão" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2021. Consultado em 27/01/2021 às 00:10. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/semeiranembeira.php

Curso on-line do Só Português

Coleção completa das videoaulas do Só Português para assistir on-line + exercícios em PDF sobre todos os assuntos, com respostas. Clique aqui para saber mais e adquirir.