Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Por que cargas d'água

Com frequência, esta expressão aparece na linguagem oral sob forma interrogativa: "Por que cargas d'água aconteceu isto?" ou "Por que cargas d'água João fez aquilo?".

Como podemos perceber, ela é usada no sentido de ignorar o motivo, desconhecer as causas ou o processo que levou a uma determinada situação. Observe, inclusive, que a pergunta já vem acompanhada de certa indignação, perplexidade. É como se a pessoa perguntasse: "Por que motivo absurdo aconteceu isto?".

A expressão tem origem no final do século XIII, quando começaram as primeiras navegações portuguesas em águas do Atlântico norte.

Como era uma região sujeita a tempestades repentinas (que seriam as famosas cargas d'água), era comum que os navios se dirigissem às ilhas açorianas ou da Madeira, mas acabassem chegando a locais imprevisíveis, como as costas marroquinas ou senegalesas. Assim, a expressão sobreviveu até hoje como um questionamento diante de algo que não se sabe de onde veio nem como aconteceu.

Se substituirmos “cargas d’água” por “raios”, a pergunta terá o mesmo sentido: "Por que raios aconteceu isto?".

Outras expressões

Como referenciar: "Por que cargas d'água - Origem da Expressão" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 20/04/2019 às 05:35. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/cargasdagua.php