Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Sangue doce

Certamente você já ouviu a expressão "sangue doce" para designar pessoas que são mais picadas por mosquitos que outras, embora isso não seja totalmente verdade. Alguns usam a expressão para indicar pessoas que atraem outras para o convívio com facilidade, já que o sangue é doce e o doce sempre foi associado a coisas boas, ou seja, é algo atrativo.

Porém, a expressão "sangue doce" é mais usada no sentido de estar numa boa, levar a vida sem preocupação, sem esquentar a cabeça. A origem da expressão é exatamente essa, pois se você não é uma pessoa nervosa, não enfrenta brigas, normalmente é por ser calmo demais, por ser doce (no sentido de tranquilo, suave). Exemplos:

 Sinceramente, estou de sangue doce para o jogo do meu time hoje. Sou realista e sei que o adversário é melhor, então estou preparado para qualquer resultado.

 Sem chances de classificação para as finais, o Atlético jogará de sangue doce, apenas para testar jogadores para o próximo ano.

Outras expressões

Como referenciar: "A Origem das Expressões" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 23/02/2018 às 07:32. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/sanguedoce.php