Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Sangue de barata

Dizemos que alguém que tem sangue de barata quando a pessoa não reage a provocações ou situações desagradáveis, conseguindo ficar calma até nas horas mais difíceis. Ou seja, é uma pessoa com "sangue frio".

A barata, assim como a maioria dos insetos, não tem sangue (possui um fluido chamado hemolinfa, que é transparente e não apresenta pigmentos). Dizem que o sangue é o condutor da nossa sensibilidade ao coração. Assim, a pessoa com "sangue de barata" seria insensível, agindo portanto com frieza, já que o inseto não possui o sangue "tradicional".

Alguns afirmam ainda que a expressão “ter sangue de barata” vem do fato desse animal pertencer ao grupo dos pecilotérmicos e, por isso, ser um animal de “sangue frio" (neste caso, é feita uma analogia da hemolinfa com o sangue dos animais vertebrados, embora ela não possa desempenhar as mesmas funções).

Exemplos de frases:

Após agredir um torcedor, o jogador disse que foi insultado antes e que não tem sangue de barata.
Ele ofendeu a minha irmã e eu parti para cima dele, pois não tenho sangue de barata.

Outras expressões

Como referenciar: "Sangue de barata - Origem da Expressão" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 19/09/2019 às 14:13. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/sanguebarata.php