Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Pensando com meus botões

Você já deve ter ouvido diversas frases envolvendo esta expressão, como por exemplo:

Só estou falando com meus botões.

Vai lá pensar com seus botões então. Amanhã você me dá a resposta.

Eu estava aqui pensando com meus botões que isso daria errado, foi o que ocorreu!

Assim, sabemos que a expressão "pensando com meus botões" significa refletir, pensar sozinho. Ou seja, indica que você está pensando ou falando consigo mesmo.

Mas afinal, de onde surgiu essa expressão? Se você pesquisar na Internet, encontrará algumas possíveis explicações, embora nem todas façam muito sentido. Vamos listar então as versões que consideramos mais plausíveis:

1) Sem dúvidas, a expressão "pensar com meus botões" significa uma introspecção, ou seja, envolve pensamentos ou sentimentos da própria mente da pessoa. Logicamente, os botões não pensam nem possuem a faculdade de aconselhar alguém. Portanto, é a própria pessoa que, olhando para dentro de si, escolhe a solução que lhe parece acertada. Daí a impessoalidade dos botões.

2) Outra versão diz que "pensando com meus botões" originou-se do princípio que os botões servem para fechar e esconder a intimidade das pessoas, ou seja, o seu íntimo. Então, pensar com os botões seria pensar sozinho, sem expor ou compartilhar seus pensamentos com ninguém.

3) Por fim, uma explicação mais histórica diz que, antigamente, as roupas eram cheias de botões. Assim, no momento em que a pessoa estivesse sozinha, abrindo ou fechando os botões de suas roupas, era a hora ideal para pensar, o momento de suas reflexões.

E então, qual das explicações você gostou mais? É hora de você pensar com seus botões e decidir!

Outras expressões

Como referenciar: "A Origem das Expressões" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2018. Consultado em 14/11/2018 às 16:24. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/meusbotoes.php