Você está em Diversos > A Origem das Expressões

Chato de galochas

Chamamos de "chato de galochas" uma pessoa inconveniente, com comportamento socialmente desagradável, que insiste em assuntos desinteressantes. É como se fosse um "chato especial", ou seja, mais chato que o habitual.

Quanto à origem da expressão, acredita-se que ela tenha surgido por meados da década de 50, quando o uso de galochas era um costume típico entre homens e mulheres.

As galochas são botas de borracha usadas para proteger os pés do contato com a água, preservando-os da umidade. Feitas de material resistente, normalmente são usadas por cima dos calçados normais, em ambientes há muita água ou lama.

Assim, mesmo com condições climáticas adversas, o chato calçava as suas galochas e entrava na casa das pessoas, molhando e sujando toda a casa do anfitrião, que achava aquilo uma falta de consideração. Além disso, alguns autores acreditam que um "chato de galochas" é um chato resistente, característica da própria galocha.

Atualmente, a expressão continua sendo usada para descrever pessoas com atitudes desagradáveis, mesmo que esses chatos não usem necessariamente as galochas.

Exemplos de frases:

Cristiano é um chato de galochas, não deixa ninguém falar.
O meu dia estava ótimo até aquele chato de galochas aparecer.
Eu não vou sair com vocês. O seu primo é um chato de galochas!

Outras expressões

Como referenciar: "Chato de galochas - Origem da Expressão" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/10/2019 às 22:20. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/proverbios/chatogalocha.php